Capacitores


Uma imagem impressionante

Capacitores eletrolíticos - Um capacitor eletrolítico (e-cap) é um capacitor polarizado cujo anodo ou placa positiva é feito de um metal que forma uma camada de óxido isolante por meio de anodização.

Esta camada de óxido atua como o dielétrico do capacitor. Um eletrólito sólido, líquido ou em gel cobre a superfície dessa camada de óxido, servindo como placa (cátodo) ou negativa do capacitor.

Devido à sua camada de óxido dielétrico muito fina e superfície de ânodo aumentada, os capacitores eletrolíticos têm um produto de capacitância-voltagem (CV) muito maior por unidade de volume comparado aos capacitores cerâmicos ou capacitores de filme, e assim podem ter grandes valores de capacitância.

Existem três famílias de capacitores eletrolíticos: capacitores eletrolíticos de alumínio, capacitores eletrolíticos de tântalo e capacitores eletrolíticos de nióbio. (Wikipédia)

Os capacitores mostrados até então, mesmo utilizando-se filmes dielétricos de pequena espessura, suas dimensões cressem em proporções gigantescas para obter capacitâncias maiores que 1 μF ou 2μF. Os eletrolíticos então surgem como alternativa para se ter capacitâncias elevadas em volumes reduzidos.